Embutindo D em HTML

O compilador D é projetado para ser capaz de extrair e compilar código D embutido em arquivos HTML. Essa capacidade quer dizer que código D pode ser escrito para ser mostrado em um navegador utilizando toda capacidade de formatação e apresentação do HTML.

Por exemplo, é possível fazer todos os usos de um nome de classe serem hyperlinks para onde a classe está definida. Não há nada de novo para a pessoa navegando o código aprender, ela apenas usa as funcionalidades normais de um navegador HTML. Strings podem ser exibidas em verde, comentários em vermelho, e palavras reservadas em negrito, para uma possibilidade. É possível até mesmo embutir imagens no código, com as tags de imagem normais do HTML.

Embutindo D em HTML torna possível colocar a documentação para o código e o próprio código juntos em um arquivo. Não é mais necessário relegar documentação em comentários, para ser extraída depois por um escritor técnico. O código e a documentação para ele podem ser mantidas simultaneamente, sem duplicação de esforço.

Como isso funciona é direto. Se o arquivo fonte passado para o compilador termina em .htm ou .html, o código é assumido como sendo embutido em HTML. A fonte então é processada retirando todo texto fora das tags <code> e </code>. Então, todas as outras tags HTML são retiradas, e codificações de caracteres embutidas são convertidas para ASCII. O processamento não tenta diagnosticar erros no HTML. Todas as novas linhas no HTML original são mantidas em suas posições correspondentes no texto pré-processado, assim os números de linha de depuração oermanecem cosistentes. O texto resultante é então passado para o compilador D.

Aqui está um exemplo do programa "hello world" em D embutido neste arquivo HTML. Este arquivo pode ser compilador e executado.

import std.c.stdio;

int main()
{
 printf("hello world\n");
 return 0;
}
Page generated by Ddoc on Tue Feb 20 17:48:03 2007